O núcleo

Quem somos

O Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra (NEM/AAC) assume-se, desde 1998, como representante institucional de todos os Alunos de Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, sendo parte integrante da secular Academia Coimbrã.

Com sede atual no Pólo das Ciências da Saúde e algumas instalações na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o NEM/AAC é hoje uma entidade segura, organizada, onde o trabalho rigoroso é imperativo e que não esqueceu a dedicação e o esforço de muitos alunos, ao longo dos seus quinze anos de existência.

Com uma vasta área de atuação, tem como objetivo geral complementar a formação médica, potenciando as capacidades dos alunos da escola médica de Coimbra.

Através da organização e promoção de atividades de cariz científico, cultural, cívico, pedagógico, desportivo e recreativo, oferece insubstituíveis oportunidades de formação humana e académica. Fazemo-lo porque "Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo." (Carl Gustav Jung) para o futuro.

Para além da intervenção na formação dos alunos, é de destacar o papel cívico que o NEM/AAC tem vindo a desenvolver na cidade de Coimbra, em Portugal e fora do nosso país. O Hospital do Ursinho, o Convida os Avós, campanhas de solidariedade social e o Saídos da Casca (aulas de educação sexual nas escolas) são já um fator de reconhecimento do nosso núcleo.
Na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), o NEM/AAC encontra-se em estreita parceria e intensa cooperação com os Órgãos de Gestão, na prossecução de objetivos e atividades de interesse comum. O diálogo e apoio são constantes. Mantém também um constante diálogo e colaboração com os representantes dos estudantes no Conselho Pedagógico e Assembleia da FMUC, bem como no Senado da Universidade de Coimbra.

O NEM/AAC é ainda o representante dos Estudantes de Medicina de Coimbra, à escala nacional, no seio Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM/PorMSIC), federação que agrega os representantes dos estudantes de todas Escolas Médicas do país, e que nos contextualiza no espectro internacional. Através da ANEM, o NEM/AAC é membro da IFMSA (International Federation of Medical Students Associations) - uma ONG não política e sem fins lucrativos, que congrega associações de mais de 80 países de todo o mundo, sendo um fórum internacional de Estudantes Médicos, reconhecido pela OMS, ONU, UNESCO e UNICEF.

É, também, membro da EMSA (European Medical Students Association) %u2013 organização criada em 1990 com o intuito de envolver todos os Estudantes de Medicina da Europa numa plataforma de atuação comum.

Cada vez mais, o NEM/AAC se assume como a voz dos Estudantes de Medicina de Coimbra perante entidades como a Ordem dos Médicos, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação e Ciência, bem como a nível da Universidade em que se insere.

Assim, é ininterrupto e incansável o esforço para defender sempre, a todos os níveis, a posição dos quase mil e oitocentos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina que legitimamente representa, estando sempre atento e auscultando os seus medos e preocupações, delineando estratégias conjuntas para apresentar soluções, auxiliando-se sempre da Associação Académica de Coimbra (AAC) e da Associação Nacional dos Estudantes de Medicina (ANEM).

No seguimento do trabalho anteriormente realizado, o NEM/AAC nestes 15 anos de história, continua a orgulhosa e afincadamente pretender honrar o bom trabalho e as boas práticas desde há muito constantes no núcleo. Mas o NEM/AAC também é futuro, também é inovação e melhoria do trabalho e da oferta formativa e lúdica para os seus estudantes e para a sociedade.

Mais do que uma estrutura hierarquicamente organizada, somos uma motivação só, num plano de atividades extenso, mas largamente discutido e preparado. A equipa está pronta para fazer chegar aos nossos estudantes, e não só, toda a informação do trabalho desenvolvido e das atividades, através das vias mais eficientes, para que se possam identificar e contar com o contributo de todos.