NEM/AAC

Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra

ARTE E LAZER

Nuno Sampaio

O Departamento de Arte e Lazer (DAL) pretende contribuir para o desenvolvimento do interesse dos estudantes na arte e cultura e, consequentemente, para o seu crescimento enquanto pessoa. Para isto, organiza diversas atividades ao longo do ano, nas quais os alunos têm a oportunidade de criar, pintar, representar, dançar e entrar em contacto com diferentes perspetivas de vida. 
Como colaborador do DAL poderás ajudar a organizar qualquer um dos seguintes eventos ou projetos: Reconhecimento; Workshops de pintura, teatro e dança; Café longo; Requalificação do espaço exterior do polo III; TEDxUniversidadedeCoimbra. 
Se sentes vontade de tornar mais colorido o percurso dos teus colegas (e o teu também) junta-te a nós!

dal@nemaac.net

Atividades

Reconhecimento:

O Reconhecimento consistirá num peddy-papper pela cidade de Coimbra. Os participantes dividir-se-ão em grupos que serão orientados por monitores. O principal objetivo desta atividade é dar a conhecer a cidade de Coimbra aos novos estudantes da FMUC, promover a sua integração e proporcionar-lhes um momento de convívio com os estudantes mais velhos.

Vai Pintar!

A atividade consistirá num workshop interativo em que os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas básicas de pintura, pondo-as em prática numa tela, tendo como principal objetivo proporcionar o contacto de estudantes de medicina com a arte.

As 4as dançam!

Conjunto de quatro workshops de diferentes estilos de dança, de modo a promover a prática do desporto e estilo de vida saudável, aliando-se deste modo o desporto à cultura e expressão artística.

TEDxUniversidadedeCoimbra

O TEDxUniversidadedeCoimbra é um evento independente sobre a licença do TED. Consistirá numa atividade no dia 4 abril de 2020, oferecendo ao público a oportunidade de assistir a palestras curtas e, no entanto, recheadas de conhecimento, ideias e perspetivas que se pressupõe terem impacto na comunidade. Adicionalmente, contempla a presença de performers, sendo, por esse motivo, um evento de cariz artístico, além da sua vertente cultural.

Workshop de teatro

A atividade consistirá em 4 workshops de teatro que decorrerão ao longo de 4 semanas consecutivas. Em cada uma das aulas será abordado um dos seguintes temas: Interpretação, movimento, voz, trabalho de texto. Tem como principal objetivo promover contacto dos estudantes com esta arte, melhorar capacidades comunicativas e estimular criatividade e interação.

Café longo

Convívio entre comunidade académica da UC, incluindo exposição de trabalhos e atuações em diversas áreas artísticas, proporcionando momentos de descontração e convívio extracurricular entre os estudantes.

Um homem cultivado é feito de papel

Requalificação de cabine telefónica (doada pela Fundação PT) para promoção de um espaço de partilha de livros em formato de minibiblioteca aberta aos estudantes, professores e funcionários da FMUC. Pretende-se assim criar, na FMUC, um local onde se podem encontrar, de forma gratuita, livros de cariz não científico, algo que não existia até aqui.