NEM/AAC

Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra

FAQs PEDAGÓGICAS

AVALIAÇÕES

Como posso ser avaliado numa Unidade Curricular?
A avaliação pode ser exclusivamente por exame final (a realizar na Época de Exames), contínua com exame final (realizado na Época de Exames) ou exclusivamente contínua. Quando a avaliação engloba uma componente contínua, não podem ser solicitadas mais do que três modalidades de avaliação.

Como são arredondadas as classificações?
As classificações finais da Unidade Curricular e do curso são arredondadas à unidade. No caso da avaliação prática das Unidades Curriculares integradas por mais do que uma valência (por exemplo, a UC integrada de Patologia do Sistema Digestivo que contempla as as valências de Cirurgia e de Gastrenterologia), o arredondamento apenas é efetuado na classificação final combinada das valências, apresentando-se cada uma com uma nota arredondada às centésimas.

Cheguei atrasado a uma prova. Ainda a posso realizar?
Podes ser autorizado a prestar prova se te apresentares na sala até 15 minutos após o início da prova. Caso te seja concedida esta autorização, não usufruis de tempo suplementar para terminar a avaliação.

Quando são marcadas as provas orais?
As datas das provas orais de cada estudante têm de ser tornadas públicas com a antecedência mínima de três dias seguidos relativamente à data marcada para a realização das mesmas.

Como e quando posso desistir das avaliações?
Tens o direito de desistir de qualquer tipo de prova, escrita ou oral, podendo anunciar a sua desistência desde o início da prova até ao fim, através de uma declaração escrita.
Nas provas escritas, só podes abandonar a sala depois de autorização do docente e decorridos pelo menos 30 minutos após o início da prova.
A desistência de uma prova, tem o mesmo valor de uma reprovação.

Quais as datas limite para divulgação de classificações?
Os resultados da avaliação são divulgados até catorze dias seguidos após a realização da prova. Se a decisão de comparecer a uma prova de avaliação depender de classificações anteriores, estas são divulgadas com uma antecedência mínima de três dias seguidos antes da data marcada para realização dessa prova.

Quando são divulgadas as classificações das provas orais?
A divulgação destas classificações deve ocorrer no mesmo dia que a realização da prova.

Quero fazer Consulta de Prova. Como o fazer?
Após a divulgação das classificações, tens o direito de consultar os seus exames, trabalhos ou outros elementos de avaliação, juntamente com os enunciados das provas escritas. Quando o exame tem o formato de escolha múltipla, os docentes devem mostrar o enunciado apenas das questões que te suscitaram dúvidas. Nestes momentos, os alunos devem esclarecer todas as suas dúvidas com os docentes presentes na consulta de prova.
Os regentes da Unidade Curricular tornam público o período durante o qual podes realizar Consulta de Prova, este que tem que ocorrer dentro de um máximo de 14 dias após divulgação dos resultados e até 3 dias antes da realização de eventuais exames orais e provas de recurso.

E se após consulta de prova e esclarecimentos do docente, considerar que a minha classificação da prova está incorreta?
Neste caso, se após os esclarecimentos dos docentes e consulta de prova considerares que a tua classificação não corresponde à avaliação realizada, podes solicitar a reapreciação da prova mediante um requerimento a ser entregue nos Serviços Académicos da FMUC, num prazo máximo de 5 dias seguidos após a realização da Consulta de Prova.

Se tiveres mais alguma dúvida, contacta a Vice-Presidente Externo (vpexterno@nemaac.net).