NEM/AAC

Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra

VOLUNTARIADO E INTERVENÇÃO SOCIAL

Mariana Saraiva

Sara Soares

O Departamento de Voluntariado e Intervenção Social tem o intuito de fomentar o interesse dos alunos pelo Voluntariado e pela componente humana, procurando colmatar lacunas na sua formação, tornando-os profissionais de saúde mais atentos ao sofrimento do próximo e conscientes dos problemas presentes na comunidade onde estão inseridos. Criam-se oportunidades para o envolvimento da comunidade estudantil com as diversas realidades da nossa sociedade, proporcionando, assim, o contacto com as diferentes debilidades emocionais bem como com as várias faixas etárias.

dvis@nemaac.net

Atividades

Cerinómia da bata branca

A cerimónia da bata branca consiste num momento semi-formal em que se assinala a transição dos anos de formação básica para os anos clínicos. Desta forma, pretende consciencializar para a importância da humanização na relação médico-doente e para o compromisso de responsabilidade que se assume perante o doente, tanto a nível do conhecimento clínico bem como a nível ético e moral.

Curso de língua gestual Portuguesa

O Curso de Língua Gestual permite ao público-alvo desenvolver competências de comunicação com a comunidade surda, bem como adquirir conhecimentos sobre a sua cultura e identidade. O curso está dividido em 2 níveis (nível I e nível II), com duração que varia entre 2 e 3 meses, permitindo um progressivo aprofundamento da Língua Gestual Portuguesa.

Humaniza-te

Atividade dedicada à sensibilização dos estudantes da FMUC para temáticas como o voluntariado e os direitos humanos.  Consiste num momento de partilha e testemunhos de pessoas que realizaram missões humanitárias e um posterior momento com uma feira de associações de voluntariado internacional de forma a mostrarem aos alunos o processo necessário para se juntarem a estas. Tem como objetivo valorizar todas as vidas que precisam de uma ajuda e alertar para a forma de como cada um de nós pode deixar a sua marca no mundo.

Atividade Voluntariado Continuado

Atividade de voluntariado pretende estimular participação ativa dos estudantes na comunidade, promovendo o contacto com a debilidade nela presente. Assim, cria-se a oportunidade de os alunos frequentarem uma vez por semana uma instituição contactada por nós e que melhor se adeque aos seus gostos pessoais, permitindo interação com idosos, crianças, sem abrigos, entre outros grupos sociais.

Formação com doutores palhaços

Atividade que consiste numa formação com Doutores Palhaços direcionada à comunicação com crianças, abordando a relação médico-doente pediátrico. Partilha de experiências e dar a conhecer a sua profissão aos nossos alunos. Principais obstáculos e dificuldades com que se deparam ao trabalhar com crianças em situações delicadas. Conhecimento do impacto destas entidades no ambiente hospitalar e as estratégias de comunicação que lhes servem de ferramentas no seu dia a dia.

Dia mundial da bioética

Atividade com vista em assinalar a data do Dia Mundial da Bioética através da realização de um debate promovendo a estimulação do interesse pelas temáticas de ética médica para que os alunos se possam informar com especialistas da área da Bioética e possam, num futuro, tomar decisões conscientes.

Por mil razões 

“Por mil razões” baseia-se em sessões educativas programadas pelos próprios participantes dirigidas às adolescentes da instituição. Esta atividade caracteriza-se por se adaptar à disponibilidade dos estudantes. Tem como principal objetivo Colmatar lacunas na formação destas jovens através de uma vasta gama de workshops formativos e atividades lúdicas.

+Médicos

“+ Médicos” é uma atividade que proporciona aos estudantes a realização de curtos estágios em várias unidades prisionais do país. De facto, consiste num projeto que possibilita o acompanhamento de um médico em serviço nestes estabelecimentos. Pretende promover o contacto dos estudantes de Medicina com cuidados de saúde fora do ambiente hospitalar, potenciando a humanização na prestação dos mesmos e, ainda, aproximar os estudantes de Medicina de uma realidade diferente da que estão habituados a lidar.

Visitas ao domicílio

Atividade consiste no acompanhamento de um médico de medicina geral e familiar na visita ao domicílio pelo estudante de medicina. Contactar com a realidade do doente que não tem possibilidade de se deslocar aos cuidados de saúde.

Natal nos hospitais 

O Natal dos Hospitais visa melhorar a estadia dos doentes do CHUC e alegrar a população idosa, durante a época natalícia, quer com a entrega de prendas simbólicas, quer com a companhia dos estudantes de medicina. A atividade tem o formato de uma gala de natal, com atuações dos estudantes e alguns grupos musicais.

Interage

“Interage” consiste num projeto direcionado para indivíduos com autismo que vêm a sua vida limitada por diversos obstáculos, nomeadamente a nível da aprendizagem, da fala ou da socialização. Assim, esta atividade permite a realização, pelos estudantes, de pequenas formações em cuidados básicos de saúde, muitas vezes negligenciados por este grupo graças à sua condição.

Pedro e Inês – Uma tarde no pediátrico

“Pedro e Inês – Uma tarde no Pediátrico” constitui uma atividade de voluntariado pontual que promove a interação entre os estudantes de Medicina com as crianças e jovens que se encontram internados nas diversas enfermarias do Hospital Pediátrico de Coimbra. Pretende-se realizar atividades atividades dinâmicas e interativas que favoreçam o contacto dos estudantes de Medicina com as crianças do hospital pediátrico.

Recolha Natalícia

Recolha Natalícia é uma iniciativa que decorrerá perto da época natalícia com o intuito de angariar brinquedos e roupas femininas usadas para crianças/adolescentes que posteriormente serão doadas a instituições.

Maratona das Cartas da Amnistia Internacional 

É uma atividade promovida pela Amnistia Internacional e promove a participação ativa da sociedade, visto que milhões de pessoas em todo o mundo assinam cartas em prol de pessoas e comunidades em risco.