EDUCAÇÃO MÉDICA

Patrícia Almeida

Pedro Reis

O Departamento de Educação Médica (DEM) tem como objetivos:
  • Identificar, aprofundar e vincar os direitos e deveres dos estudantes;

  • Identificar as lacunas no ensino médico, bem como a forma de as comprovar e corrigir, numa perspetiva constante de comparação e aquisição de conhecimentos a nível nacional, com as restantes Escolas Médicas;

  • Promoção de atividades no âmbito da Educação Médica: Call ME, Especialidades da Casa, MedWorld, Formação Geral para Todos, entre outras;

  • Potenciar a divulgação de conteúdos relacionados com a Educação Médica;

  • “À conversa com” personalidades da Educação Médica acerca de temas prementes e atuais;

  • Projetar a FMUC a nível nacional enquanto Escola Médica.

dem@nemaac.net

Atividades

XXV Especialidades da casa-rodízio

Atividade em que se pretende  ter várias especialidades em diferentes salas, onde os participantes são convidados a ir a cada uma, Cada sessão terá entre 15- 20 minutos. Nas salas pretende-se que os participantes coloquem questões, tirem as suas dúvidas e esclareçam curiosidades sobre a especialidade de uma forma informal e sem qualquer preparação prévia.

Feira de IAC’S

Uma sessão de esclarecimentos por parte de médicos recém-formados sobre o ano de formação geral onde o grande objetivo é mostrar aos estudantes as vantagens e desvantagens de realizar a mesma nos diferentes hospitais de Portugal.

Call ME

O projeto Call ME dará lugar, este ano, à sua quinta edição.

Num momento em que o futuro da medicina é cada vez mais dúbio, o Call ME vem mostrar uma pertinência exímia na informação dos estudantes, docentes e de toda a comunidade médica, no que diz respeito ao panorama nacional e internacional na medicina. Ademais, vem garantir um correto esclarecimento e formação acerca das várias oportunidades de trabalho existentes em Portugal e no estrangeiro.

O Call ME impera com a luta pelo fornecimento de ferramentas para uma tomada de decisão mais informada e fundamentada, inspirando e habilitando todos os participantes a serem parte integrante de uma melhor qualidade de formação no Ensino Superior.

Guias do aluno 2019/2020

Revisão e atualização do conteúdo e estética dos Guias de Aluno, de forma a apresentar as Unidades Curriculares de forma apelativa, incluindo vários conselhos de colegas que já as frequentaram em anos anteriores.