Departamento de
Educação Médica
O Departamento de Educação Médica (DEM) do NEM/AAC é o responsável por identificar as lacunas no ensino médico pré e pós-graduado e tentar encontrar estratégias para as ultrapassar, procurando sempre auscultar a opinião da comunidade estudantil. No sentido de aproximar as pessoas estudantes dos órgãos da faculdade, este ano temos a pessoa representante do NEM/AAC para a Pedagogia integrada nos trabalhos do Conselho Pedagógico, da Comissão da Coordenação do Ciclo de Estudos (CCCE) e em comunicação estreita com os Serviços de Gestão Académica (SGA).
Objetivos gerais:
- Envolver os estudantes na resolução dos problemas na Educação Médica na FMUC, através da organização de sessões de sensibilização sobre a Educação Médica pré e pós graduada (novas metodologias de ensino e avaliação médica, Serviço Nacional de Saúde, condições laborais, internato médico, carreira médica, carreiras alternativas na Medicina, entre outros);
- Atuar, em conjunto com a Associação Nacional de Estudantes de Medicina, na promoção da excelência da Educação Médica;
- Fomentar a atualização do Plano Curricular da FMUC junto dos órgãos responsáveis da Faculdade.
coordenação
António Costa
Aluno do 4º ano
Beatriz Vieira
Aluna do 3º ano
Teresa Bernardo
Aluna do 5º ano
Atividades
Clinicamente falando
O Clinicamente Falando é uma atividade de Peer-Assisted Learning coordenada pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina que será, este ano, desenvolvida pelas várias Escolas Médicas. Neste sentido, o Departamento de Educação Médica irá aplicar esta atividade na FMUC, tendo como alvo a formação de estudantes do 3.º ano da FMUC, por parte de estudantes dos anos clínicos.
Esta atividade advém da unidirecionalidade e parco envolvimento da comunidade estudantil na sua Educação Médica, nomeadamente, nos anos clínicos, durante os quais a transmissão de conhecimentos práticos é feita de forma relativamente teórica. O Clinicamente Falando nasce como uma atividade aplicada ao ensino e aprendizagem da entrevista clínica, na qual estudantes de anos clínicos superiores facilitarão a sua aprendizagem a estudantes de anos clínicos inferiores, recolhendo os dados relativos ao seu impacto por forma a utilizá-los para advogar pela inovação curricular junto das entidades responsáveis pela formação médica a nível nacional e local (stakeholders).
optimizing ME
A atividade Optimizing ME advém de uma necessidade de integrar os estudantes da FMUC na identificação de lacunas e falhas na sua formação, que possam impulsionar a procura de soluções para as colmatar.
O Optimizing ME é, então, uma competição entre diferentes equipas, com 2 a 3 estudantes do MIM, que trabalham em conjunto com um tutor na preparação de uma proposta que será apresentada e discutida em seio do Conselho Pedagógico.
In(formação) geral
(In)Formação Geral
O (In)Formação Geral assume uma relevância extrema na capacitação dos estudantes do MIM, relativamente a uma tomada de decisão consciente e informada acerca do seu ingresso na Formação Geral. Desta forma, pretendemos esclarecer os estudantes acerca da dos diversos centros hospitalares portugueses, como opções de locais para realizar o seu Internato de Formação Geral.
Tudo isto será possível mediante o auxílio dos testemunhos conferidos por médicos internos de Formação Geral (IFGs). Pretende-se ainda dar primazia a convites a médicos que são ex-alunos da FMUC e ex-membros do NEM/AAC, por serem realidade mais próxima da nossa comunidade estudantil.
Momento de educação médica
Esta atividade tem o objetivo de aproximar os estudantes de medicina dos assuntos prementes relativos à Educação Médica através da sua dinamização das redes sociais do NEM.
Consiste na produção de publicações e/ou vídeos pelos colaboradores do DEM sobre um tema definido dentro do mesmo, que poderão ter por base assuntos discutidos na Plataforma para a Educação Médica e no Grupo de Trabalho de Educação Médica da ANEM.
especialidades da casa
O “Especialidades da Casa” é uma atividade já conhecida do DEM que assume grande relevância na capacitação dos estudantes do MIM, relativamente à tomada de decisão, que se pretende consciente e informada, acerca da especialidade/subespecialidade a escolher futuramente.
Consiste numa sessão de esclarecimento por médicos de diferentes especialidades e/ou subespecialidades em que é dado a conhecer aos estudantes a dinâmica, a rotina e os desafios da mesma.
A atividade decorre em formato de entrevista com um moderador, pertencente ao Departamento de Educação Médica, seguida de uma apresentação mais expositiva. Pretende-se ainda dar primazia a convites a médicos que são ex-alunos da FMUC e ex-membros do NEM/AAC, por serem realidade mais próximas aos nossos estudantes.
prós e contras: educação médica
Esta atividade consistirá num conjunto de debates sobre Educação Médica, tendo por base os moldes utilizados pela Sociedade de Debates. Cada debate conta com a participação de 4 equipas de 2 elementos cada, sendo que 2 equipas têm de encontrar argumentos contra uma proposta, enquanto outras 2 equipas terão de defender a mesma proposta, independentemente da sua opinião pessoal sobre o tema. Assim, as pessoas participantes conseguem encontrar diferentes pontos de vista, mesmo que contrários às suas opiniões, acabando por pensar e perceber as posições adotadas por ambas as partes do problema e desenvolvendo argumentos mais coerentes para sustentar as suas posições.
medworld
Esta atividade surge devido ao interesse crescente em conhecer diferentes realidades do Internato Médico no estrangeiro, tanto a nível europeu, como noutros continentes, por parte das pessoas estudantes do MIM, quer da FMUC, quer de outras escolas médicas do país. Pretende-se convidar profissionais que se encontrem a realizar ou que tenham realizado o Internato de Formação Específica fora de Portugal, para que, em formato online, possam informar as pessoas participantes acerca das condições de acesso e questões laborais associadas no país em questão.
estudo sobre a saúde mental dos alunos da fmuc
É de conhecimento geral que o Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um curso exigente e que deixa a comunidade estudantil que o frequenta mais vulnerável à doença mental. Por esse motivo, é importante realizar estudos que permitam quantificar a taxa de estudantes expostos a stress e que sofrem de doença mental no MIM da FMUC. Depois, com base nisso, adaptar as estratégias pedagógicas implementadas.
Além disso, queremos criar grupos Teach Out of the Box, um projeto piloto que tem como objetivo reunir 1 professor e 10 alunos para falarem uma vez por mês sobre os seus problemas, tanto académicos como pessoais, por forma a tentar melhorar os índices de stress e isolamento da comunidade estudantil do MIM.