Departamento De
Investigação e formação
Departamento de Investigação e Formação


Anabela Pereira
Aluna do 3º ano


Sofia Silva
Aluna do 3º ano
Atividades
O Departamento de Investigação e Formação tem como objetivo:
- Escutar os alunos e identificar as lacunas no nosso ensino prático e clínico e colmatar estas falhas na formação dos nossos estudantes;
- Realizar workshops e palestras relevantes nas áreas-chave sugeridas pelos estudantes, primando sempre pelo carácter prático;
- Fomentar o interesse pela Investigação Científica;
- Promover a realização de estágios, clínicos e científicos, assegurando um acompanhamento formativo mais próximo, em áreas de interesse dos estudantes.
Cursos de suturas
Workshop dirigido a todos os estudantes do MIM que permite a aquisição de conhecimentos sobre as principais técnicas de sutura, tipos de agulhas e fios bem como uma abordagem prática das técnicas básicas de suturas, de forma a permitir uma aprendizagem prática das técnicas básicas de suturas em contexto lúdico- recreativo.


SOS: SAVE OUR SOULS
Este congresso visa oferecer um conjunto de palestras e workshops práticos centrados no Trauma, Emergência e Urgência Médica bem como a abordagem a um doente emergente nas várias especialidades médicas, com foco na abordagem multidisciplinar. Este congresso permite ainda a abordagem de temas no âmbito da Medicina Humanitária, por vezes desvalorizados no MIM.


Pensar a tese
A atividade permite aos estudantes da FMUC participarem em em workshops práticos em áreas de interesse para a realização da tese, como também, em sessões de palestras, contactarem com orientadores de tese e colegas de forma a consciencializar e esclarecer dúvidas sobre o projeto final de investigação e fomentar o interesse dos estudantes pela temática de investigação curricular e extracurricular, incentivando a sua participação na comunidade científica.


Cursos de introdução à clínica/ ciência
A atividade consiste em estágios observacionais em meio hospitalar ou científico com a duração de 5 dias. Tem como objetivo principal desenvolver competências técnicas da prática clínica ou científica e adquirir conhecimentos numa especialidade médica de interesse do estudante, contactando com profissionais na área de saúde em questão.

