Departamento De
Investigação e formação

O Departamento de Investigação e Formação (DIF) do NEM/AAC tem como objetivo contribuir para a formação adequada, não-formal e transversal, de todos os estudantes pertencentes à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

O DIF compromete-se a identificar e colmatar as falhas sentidas do ensino prático e, desta forma, contribuir para a formação da futura geração de médicos, tentando inverter a tendência teórica do curso. Este departamento dedica-se a promover a formação prática e específica dos estudantes, oferecendo oportunidades de aprendizagem através de congressos, workshops e estágios.

Objetivos gerais:

  • Tornar possível o contacto mais regular com os vários gestos clínicos e cirúrgicos, bem como com as várias especialidades de Medicina;
  • Promover a interação com profissionais de diversas especialidades médicas de modo a ampliar o conhecimento dos estudantes sobre diferentes áreas de atuação da Medicina;
  • Fomentar o interesse pela Investigação Científica, quer em contexto laboratorial, quer em contexto de publicação científica;
  • Oferecer oportunidades de estágios em áreas de especialização específicas, permitindo que os estudantes adquiram conhecimentos e habilidades mais avançados em áreas de interesse pessoal;
  • Estar em constante articulação com outros departamentos da DNEM, com o CHUC e com o Centro de Simulação Biomédica, para que os alunos possam tirar o máximo partido destas relações.

coordenação

Carolina Baptista

Aluna do 3º ano

Henrique Louro

Aluno do 4º ano

Atividades

Cursos de suturas

Workshops práticos que permitem a aquisição de conhecimentos sobre as principais técnicas de sutura, manuseamento de materiais, tipos de suturas e fios de forma a permitir uma aprendizagem prática das técnicas básicas e avançadas de suturas em contexto lúdico-recreativo.

Pensar a tese

Ciclo de palestras e workshops, realizado nos dias 20 e 21 de setembro, direcionado a estudantes do 5º e 6º anos para a temática da redação do trabalho final do mestrado. A atividade permite que os estudantes assistam a keynotes e palestras de interesse para a realização da tese, onde podem conhecer possíveis futuros orientadores de tese e colegas, de forma a esclarecer dúvidas sobre o projeto final de investigação e fomentar o interesse dos estudantes pela temática.

Cursos de introdução à clínica/ ciência

Os CIC’s são estágios observacionais, clínicos ou científicos, realizados no CHUC, num hospital de escolha ou numa instituição de investigação na área da saúde. É uma atividade com duração de 5 dias em que os estudantes têm a possibilidade de, aproveitando o período não letivo da Páscoa, acompanharem as tarefas e responsabilidades de um tutor médico.

CLINICAL THINKING

Atividade para a discussão de casos clínicos com o objetivo de fomentar o sentido crítico e clínico dos estudantes que integram os anos clínicos do Mestrado Integrado em Medicina. A atividade surge no sentido de preparar os estudantes para a Prova Nacional de Acesso, com o desenvolvimento de um espaço educacional onde são apresentados casos clínicos.