NEM/AAC

Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra

MOBILIDADE INTERNACIONAL

Ana Margarida Jesus

Raquel Rodrigues

Rui Pancas

O DMI, Departamento de Mobilidade Internacional, é o departamento que te leva além fronteiras! Seja num dos nossos programas “outgoing” como ErasmusAlmeida GarrettConvénios ou em Intercâmbios SCOPE/SCORE levamos-te a conhecer novas realidades. Lançamos-te no mundo ou trazemo-lo até ti com os nossos programas “incoming” e respetivas atividades: Eramus GodfatherContact PersonTwinning ProjectInternational Dinner e muito mais! Vem viajar connosco!

dmi@nemaac.net

Atividades

PET/T4PE

O PET/T4PE é uma atividade da ANEM, realizada pelo NEM/AAC no âmbito da preparação dos estudantes outgoing para a realização de Intercâmbios Clínicos ou Científicos. É realizada também nas restantes escolas médicas nacionais pelos Núcleos e Associações de estudantes locais.

Os Intercâmbios (Clínicos ou Científicos) são programas de formação médica (na área clínica ou na área da investigação), com duração de 1 mês, credenciados pela IFMSA, através dos quais é dada, anualmente, a oportunidade a centenas de alunos portugueses de realizaram estágios de formação médica em diversos países a nível mundial.

O PET/T4PE constitui, assim, um momento de esclarecimento e preparação antes da realização destes estágios, que se revela fundamental para a preparação dos estudantes, que irão, em última instância, representar Portugal perante os seus pares a nível mundial.

Feira de Mobilidade (Inter)nacional

Atividade em que estudantes da FMUC que tenham realizado programa de MI, Erasmus, Almeida Garrett e Convénios, Intercâmbios Clínicos/Científicos ou Twinning, partilham o seu testemunho acerca da sua experiência na cidade que frequentaram. Tem como objetivo dar a conhecer aos estudantes da FMUC os principais programas de Mobilidade Nacional e Internacional disponíveis.

Twinning Project

Twinning Project é um intercâmbio científico e cultural com a duração de duas semanas entre duas universidades de medicina a nível mundial. Consiste na deslocação a um país estrangeiro, durante uma semana, onde um grupo de estudantes, os twins, preparam um programa cultural e científico para dar a conhecer o seu país e a sua realidade profissional. Cabe aos twins encarregarem-se da estadia e das 3 refeições principais do respetivo twin. Numa segunda parte da atividade os papéis são invertidos. Tem como principal objetivo dar a conhecer não só a realidade de outro país mas também do que é e o que significa ser estudante de medicina fora de Portugal.

Erasmus Godfather 

Recrutamento de alunos da FMUC para serem o “padrinho” ou a “madrinha” de Coimbra que guiará, orientará e aconselhará o aluno de incoming de ERASMUS durante toda a sua estadia em Coimbra e na FMUC.

Call e formação para contact person

Esta atividade surge da importância e relevância de existirem Contact Person (CPs) a acompanharem os Incomings que chegam a Coimbra em julho/setembro e outubro, tanto para facilitar o trabalho dos coordenadores do departamento, como para garantirem que o aluno incoming se sinta bem em Coimbra.

International dinner

Serão descontraídos onde cada participante é encorajado a trazer uma iguaria gastronómica do seu país para partilhar. Comida, bebida e convívio são as palavras de ordem. Pretende promover o convívio entre a comunidade estudantil da FMUC e os alunos Incoming.

Sessão de esclarecimento de intercâmbios clínicos e científicos

Nesta atividade, pretende-se esclarecer os alunos que tencionem realizar Programa de Intercâmbio Clínico ou Científico, promovido pelo NEM/AAC e possibilitado pela articulação da ANEM com a IFMSA, acerca de todo o processo de Candidatura e Seriação.

Medical Portuguese Course

Atividade em que os estudantes internacionais têm a oportunidade de aprenderem termos médicos em português, compreenderem o vocabulário utilizado em contexto de enfermaria/consultório e conseguirem colher uma história clínica em Português.

MedWorld

Esta atividade surge devido ao interesse crescente dos estudantes de medicina conhecerem, cada vez mais, as diferentes realidades do internato médico em países estrangeiros, tanto na Europa como noutros continentes. Apresenta-se, assim, como uma oportunidade de instruir os participantes acerca das condições de acesso e questões laborais associadas.

Intercâmbio Coimbra-Açores-Cabo Verde

Projeto que pretende proporcionar aos alunos de Medicina da FMUC a oportunidade de realizar um período de intercâmbio num dos 3 diferentes pólos da FMUC, designadamente, Coimbra, Açores ou Cabo Verde.