NÚCLEO DE GESTÃO
O Núcleo de Gestão do NEM/AAC é constituído pela pessoa Presidente, Vice-Presidência Interna, Vice-Presidência Externa, Vice-Presidência para a Comunicação, Tesouraria e Direção de Expansão de Parcerias.
Através de uma gestão coordenada dos espaços e Parceiros, tem como função garantir a sustentabilidade financeira do Núcleo.
Além disso, através do contacto próximo com entidades e órgãos de relevo locais e nacionais, representa o NEM/AAC e os estudantes de Medicina e outros Mestrados em Saúde de Coimbra, zelando pelos seus direitos e interesses.
Objetivos gerais:
- Representar as pessoas estudantes a nível local, nacional e internacional;
- Zelar pela qualidade da educação e formação médicas junto dos órgãos locais da FMUC e CHUC e das instâncias com as quais comunicamos;
- Zelar pela prossecução adequada e eficiente dos trabalhos da Direção;
- Garantir a sustentabilidade financeira e de recursos do Núcleo, assim como a manutenção adequada dos espaços;
- Zelar pelo cumprimento do Planeamento Estratégico para o triénio 2020-2023, bem como redigir o Planeamento Estratégico para o triénio 2024-2027;
- Construção e manutenção do calendário de atividades, de acordo com uma adequada distribuição ao longo mandato e com as alturas de maior indisponibilidade académica.
Equipa
Presidente
Em constante contacto com a Direção e os demais órgãos da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), bem como com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a pessoa Presidente assegura a defesa dos interesses da comunidade estudantil, zelando por uma educação e formação médicas dignas, bem como condições favoráveis ao bem-estar e bom aproveitamento letivo.
Além disso, e sempre através de uma estratégia pré-definida em Direção e em articulação próxima com as demais áreas de atuação, articula com as instâncias externas junto das quais possuímos representação externa (UC, CMC, SRCOM,…).
É ainda responsável pela coordenação da redação das Tomadas de Posição do NEM/AAC, a implementar no presente ano letivo conforme votação em Plenário do NEM/AAC.
Cármen Oliveira
5º ano
VICE-PRESIDÊNCIA INTERNA
Pessoas, diferentes perspetivas e mil ideias, sonhos e vontade de fazer mais. É disto que qualquer equipa se compõe. E a DNEM não é diferente.
Mais do que um conjunto de indivíduos com diferentes funções, acreditamos que apenas através de ligações interpessoais conseguiremos atingir os nossos objetivos, apoiando-nos nas relações, quer de trabalho, quer de amizade, que forem sendo construídas. Assim, é prioridade da Vice-Presidência Interna a formação de um grupo coeso, confiante nas suas capacidades, e que se apresente como um espaço seguro de partilha, de abertura e de amizade. Para além do acompanhamento dos trabalhos dos Departamentos, é da sua competência zelar pelo bem-estar da equipa, gerindo a sua sobrecarga.
Também a relação com os colaboradores dos departamentos cai no âmbito da atividade da VPI. A participação ativa dos estudantes que o NEM/AAC representa, seja através dos Departamentos, das CO ou das TF, constitui-se como uma oportunidade única para a aquisição de conhecimentos por parte das pessoas estudantes, bem como um ponto chave na aproximação da comunidade estudantil ao NEM/AAC.
Elisa Carvalho
5º ano
Vice-PresidÊNCIA Externa
Um dos Pilares do NEM/AAC prende-se com a representação e defesa dos interesses das pessoas estudantes de Medicina da FMUC no seio da Associação Académica de Coimbra (AAC), Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) e, à escala internacional, na International Federation of Medical Students Associations (IFMSA). É da responsabilidade da Vice-Presidência Externa (VPE) ser o elo de ligação entre estas Federações e a comunidade estudantil, participando ativamente nos diversos fóruns de discussão onde, tendo em conta as especificidades que à Medicina dizem respeito, pretende contribuir para a defesa de um ensino médico acessível, justo e de qualidade para todos.
Também cabe à VPE potenciar o envolvimento das pessoas estudantes nas Federações externas, fomentando a participação nas atividades por elas organizadas e divulgando as oportunidades existentes para as integrar.
Maria João Costa
4º ano
Vice-PresidÊNCIA pARA A COMUNICAÇÃO
A Vice-Presidência para a Comunicação desempenha um papel fundamental no que diz respeito ao envolvimento estudantil. Esta função exige um compromisso para com os estudantes , visando aproximá-los do Núcleo e garantir que as suas vozes sejam ouvidas.
A Vice-Presidência para a Comunicação (VPC) desempenha um papel ativo em assegurar que a comunidade estudantil se sinta parte integrante do NEM/AAC e tenha acesso a oportunidades de participação ativa na vida académica, trabalhando em duas vertentes. A primeira vertente assenta na gestão das redes sociais, tarefa crucial para manter os estudantes informados sobre as atividades e propostas do Núcleo, promovendo uma presença digital envolvente e eficaz.
Quanto à segunda vertente, de caráter mais administrativo, este cargo envolve a gestão dos recursos materiais do NEM/AAC. Isso inclui a gestão do inventário e a garantia de que os recursos estejam disponíveis para as atividades do Núcleo. Além disso, a VPC tem a responsabilidade de coordenar com a FMUC a disponibilização de espaços para as atividades extracurriculares dos estudantes, garantindo que estes tenham acesso aos espaços que também lhes pertencem para participarem ativamente na vida académica.
Luísa Sousa
5º ano
TESOURARIA
Num núcleo que representa uma comunidade estudantil heterogénea nas suas origens e nas suas visões, a Tesouraria trabalha para garantir que o NEM/AAC chegue ao maior número de pessoas estudantes, através da gestão do património do NEM/AAC e dos seus investimentos. É assim imprescindível a adoção de uma visão integrada e transversal na construção e execução orçamental, tal como a garantia da transparência para com a comunidade estudantil da posição financeira do NEM/AAC.
Este trabalho é feito em constante auscultação e articulação com a Direção do NEM/AAC e Task Force de Tesouraria, permitindo cumprir o objetivo primordial da Tesouraria: assegurar a sustentabilidade do NEM/AAC.
Tiago Alves
3º ano
DIREÇÃO DE EXPANSÃO DE PARCERIAS
O trabalho da Direção de Expansão de Parcerias (DEP) assenta em dois pilares fundamentais: potenciar o crescimento do Núcleo, contribuindo para a sustentabilidade financeira do mesmo e procurar oferecer às pessoas estudantes que representamos oportunidades que contribuam para o seu crescimento (NEM + 1€). Às competências da DEP ainda se adiciona a coordenação da Task Force de Parcerias.
Para isso é necessário fazer uma constante gestão de Parceiros, apostando na sua manutenção e desenvolvimento. Neste sentido, torna-se fundamental fomentar uma relação de proximidade com os nossos atuais e futuros parceiros. Este trabalho só é possível com uma auscultação frequente em seio de DNEM e junto das Comissões Organizadoras, Task Forces e restante comunidade estudantil. Simultaneamente, a criação de material digital, que espelhe o que defendemos e o que oferecemos permite centralizar e agilizar a comunicação realizada com entidades externas que sejam identificados como possíveis Parceiros.
Maria Madalena Messias
4º ano