Departamento
De Saúde Pública, Reprodutiva e Ambiental
Departamento de Saúde Pública, Reprodutiva e Ambiental


Maria João Costa
Aluna do 3º ano


Ricardo Oliveira
Aluno do 2º ano
Atividades
O Departamento de Saúde Pública, Reprodutiva e Ambiental tem como principais objetivos:
- Debater os temas mais controversos e os tabus da saúde sexual e reprodutiva, normalizando conceitos e dando a conhecer as diferentes realidades do século XXI
- Envolver e empoderar os estudantes e a comunidade, para que todos juntos possam lutar, no seu dia a dia, pelos seus direitos sexuais e reprodutivos.
- Atuar junto da comunidade oferecendo ferramentas essenciais para a promoção da saúde e prevenção de doença
- Combater o estigma da saúde mental e promover um espaço seguro para a partilha de experiências
- Promover atividades sustentáveis com impacto positivo na saúde ambiental
A brincar, a brincar
Atividade de ensino de noções de SBV e de atuação noutras situações de emergência comuns a crianças. Permitindo um primeiro contacto com alguns conceitos que, consolidados ao longo da vida, permitirão a formação de jovens e adultos capazes de lidar de forma adequada com situações de emergência médica.


Sexo à noite
Momento de debate/mesa redonda relativo a temas aliciantes, controversos e pouco explorados da saúde sexual e reprodutiva, que possibilitem, através de testemunhos, diálogo ou palestras, enriquecer a formação médica e pessoal através do contacto com essas realidades.


(Dis)connect
Os alunos de medicina estão especialmente em risco de desenvolver doenças mentais e é necessário desconstruir o estigma que a estas está associado dando a conhecer os apoios disponíveis a alunos e jovens médicos. É desta necessidade que nasce o “(Dis)Connect”, uma atividade baseada na partilha onde pretendemos, acima de tudo, aprender em conjunto. Com este fim, juntamos alunos com diferentes experiências pessoais e profissionais da área que possam explicar os processos que levam à doença, assim como fornecer ferramentas para lidar com a mesma. Aliado a isto, a atividade conta com momentos de relaxamento e bem-estar.


MED ON TOUR
Atividade de Medicina porta a porta que visa a realização de rastreios cardiovasculares à população em geral, a sensibilização para estilos de vida saudáveis que promovam a saúde, assim como dinamizar o dia-a-dia de alguns idosos e pessoas carenciadas com acesso limitado a cuidados de saúde. Pretende-se com isto, ter um impacto positivo na comunidade intervencionada, dissolver alguma solidão sentida principalmente pelos mais idosos, bem como sensibilizar os estudantes de Medicina para esta problemática.




Talking green
Atividade direcionada para o ensino e sensibilização acerca de questões relacionadas com a saúde ambiental, o seu impacto na saúde pública e como podemos nós ser agentes de mudança. Pretende-se, deste modo, fomentar o envolvimento da comunidade estudantil no debate deste tópico que constitui um dos temas imperativos dos nossos dias.