NEM/AAC

Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra

SAÚDE PÚBLICA, REPRODUTIVA E AMBIENTAL

Maria Granjo

Maria Loio

O departamento de saúde pública, reprodutiva e ambiental tem como principal objetivo a capacitação dos estudantes de medicina nas respetivas áreas.
 Ao longo desse processo de aprendizagem os estudantes serão confrontados com possíveis cenários, aproximando-os da realidade que enfrentarão como futuros médicos.
E porque os constrangimentos não devem fazer parte do vocabulário médico, o tabu da temática sexual e reprodutiva será finalmente quebrado e os preconceitos desmistificados.
 
Atividades como o Sexo à Noite, Med On Tour e (Dis)Connect ganham aqui o seu merecido destaque.

dspra@nemaac.net

Atividades

A brincar, a brincar 

Atividade de ensino de noções básicas de SBV a crianças permitindo um primeiro contacto com alguns conceitos que, consolidados ao longo da vida, permitirão a formação de jovens e adultos capazes de lidar com situações de emergência médica.

2B Safe

A atividade consiste na sensibilização para a importância da prática de relações sexuais seguras e de prevenção de infeções sexualmente transmissíveis, assim como a distribuição gratuita de material contracetivo pelas noites do parque das festas académicas de Coimbra (Queima das Fitas e Festa das Latas e Imposição das Insígnias) e convívios de medicina. O principal objetivo desta atividade é informar e sensibilizar os estudantes dos perigos dos comportamentos de risco, de forma a tentar evitá-los.

Olhó copo

Atividade do âmbito da saúde ambiental que visa diminuir o impacto ambiental dos convívios de medicina. A ideia consiste na oferta de uma senha de cerveja, a cada 25 copos de plástico recolhidos em bom estado e posteriormente entregues. A atividade será apenas aplicável em convívios aos ar livre.

Sexo à noite

Momento de debate/mesa redonda relativo a temas aliciantes, controversos e pouco explorados da saúde sexual e reprodutiva, que possibilitem, através de testemunhos, diálogo ou palestras, enriquecer a formação médica e pessoal através do contacto com essas realidades.

Convida os avós

O objetivo deste projeto é proporcionar um dia inesquecível aos idosos de Coimbra, tendo por base o aconselhamento médico e, ainda, aliar momentos de descontração e animação, para que a saúde se alie sempre à felicidade! Os idosos serão acompanhados por alguns estudantes voluntários capacitados de formação prévia para aconselhamento médico e para a comunicação com o idoso.

Mass training – let me got this 

A atividade conta com um primeiro dia recheado das mais diversas formações, de extrema relevância para o estudante de medicina, que focam no saber prático e na atuação no imediato. Será um autêntico mass training para os estudantes da FMUC, que conta com a presença de entidades de renome.

Numa segunda abordagem, será a vez dos nossos estudantes se aproximarem da comunidade e serem eles mesmos a informar e esclarecer, tomando o controlo. Está na hora do estudante de medicina ser apto o suficiente para poder dizer “let me got this”.

(Dis)connect

Os alunos de medicina estão especialmente em risco de desenvolver doenças mentais. No entanto, continua a ser um assunto tabu. É preciso desconstruir o estigma e dar a conhecer os apoios que estão disponíveis a alunos e jovens médicos.

Desta necessidade nasce o (dis)connect.

Uma atividade baseada na partilha, juntando alunos com diferentes experiências pessoais e profissionais da área que possam, de maneira objetiva, explicar os processos que levam a doenças mentais. Por outro lado, pretende-se, também, obter testemunhos de forma a criar momentos de aprendizagem em conjunto! Aliado a isto, a atividade conta com momentos de relaxamento e bem-estar.

A sério, a sério

Atividade formativa no âmbito da saúde sexual direccionada a estudantes do ensino secundário e universitário usada como desmistificação de conceitos, mas também como medida preventiva da área.

Tem como principal objetivo reforçar a importância da contraceção e de uma vida sexual segura e responsável nos jovens, desmistificar preconceitos sexuais e esclarecer as dúvidas dos estudantes.

Cuidar (o) próximo – MED ON TOUR 

Atividade de Medicina porta a porta que visa dinamizar o dia-a-dia de alguns idosos  e pessoas carenciadas referenciadas pela Segurança Social, realizando rastreios e atividades de entretenimento.

Possibilidade de realizar um mini “A Brincar a Brincar” em lares de crianças, idosos e pessoas carenciadas, de forma a dissolver alguma solidão sentida pelos idosos, bem como sensibilizar os estudantes de Medicina para esta problemática.