Departamento
De Saúde Pública, Reprodutiva e Ambiental
O Departamento de Saúde Pública, Reprodutiva e Ambiental tem como missão principal a promoção da Saúde de forma transversal, aliando-se ao conceito de One Health criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), assentando em três pilares fundamentais: a Saúde Pública, a Saúde Reprodutiva e a Saúde Ambiental.
Objetivos gerais:
- Combater o estigma da saúde mental, principalmente entre os estudantes do Ensino Superior;
- Construção de material informativo e educativo sobre temas diversos, de modo a aumentar a literacia em saúde da população;
- Elaboração de projetos que estabeleçam uma ponte entre as escolas e os estudantes de medicina, visando a promoção de práticas mais seguras e saudáveis e a formação de alunos e professores nos mais variados tópicos;
- Advogar junto das entidades responsáveis para a necessidade de acesso a produtos de higiene menstrual, de forma gratuita, nas casas de banho da faculdade;
- Adoção de medidas sustentáveis, sempre que possível, na faculdade e em todas as atividades realizadas pelo NEM/AAC.
coordenação
Leonor Gonçalves
Aluna do 3º ano
Ricardo Oliveira
Aluno do 3º ano
Atividades
A brincar, a brincar
Atividade de ensino de noções de SBV e de atuação noutras situações de emergência comuns a crianças. Permitindo um primeiro contacto com alguns conceitos que, consolidados ao longo da vida, permitirão a formação de jovens e adultos capazes de lidar de forma adequada com situações de emergência médica.
A SÉRIO, A SÉRIO
Atividade no âmbito da Saúde Sexual e Reprodutiva que envolve a capacitação de estudantes de Medicina em diversos temas da área, para a posterior formação de alunos do Ensino Secundário.
Nota: post antigo da atividade, sem a data correta para a futura edição!
ATIVIDADE SOBRE ABUSO SEXUAL
A violência sexual é uma realidade que assombra o mundo atual. Segundo dados da Polícia Judiciária, existem cerca de 2.400 processos de abusos sexuais de menores todos os anos, apesar de a maioria dos crimes sexuais não serem revelados. Assim, cabe-nos a nós enquanto futuros médicos e, sobretudo, cidadãos, desempenharmos um papel ativo na denúncia destes crimes, sempre colocando a vítima em primeiro lugar e assegurando a segurança da mesma.
Atividade constituída por palestras e mesas redondas incidentes em temáticas relacionadas com abuso sexual.
CAPACITAÇÃO SOBRE LINGUAGEM NEUTRA
Numa sociedade em rápida e constante evolução, pode tornar-se difícil estar sempre a par de tudo. Com o aparecimento e desenvolvimento da linguagem neutra, surgem também muitas dúvidas em como usá-la.
Esta capacitação surge da necessidade de educar toda a comunidade para a linguagem neutra,promovendo o uso de uma linguagem mais inclusiva.
huc tens a dar?
Nos serviços de saúde há diariamente uma grande necessidade de sangue e componentes derivados, sendo que o CHUC, como hospital central, tem estas necessidades ainda mais carenciadas. Devido à estreita relação entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e o CHUC, surge esta parceria com o NEM/AAC, de forma a colmatar as necessidades hospitalares através da divulgação e promoção das dádivas junto dos estudantes e da comunidade em geral.
ISTo é um rastreio
As infeções sexualmente transmissíveis (ISTs) constituem, nos dias de hoje, uma preocupação central no que toca à promoção da saúde sexual e reprodutiva na população, em especial, na comunidade estudantil. Deste modo, esta atividade surge com o objetivo de rastrear a comunidade para as ISTs mais prevalentes, bem como informar e educar.
Aliado a isto, em conjunto com o DIF (Departamento de Investigação e Formação), tem uma vertente formativa para estudantes de medicina aprenderem a rastrear a comunidade para a existência de ISTs de forma segura, eficaz, e acima de tudo, sem estigmas e preconceitos.
MED ON TOUR
Atividade de Medicina porta a porta que visa a realização de rastreios cardiovasculares à população em geral, a sensibilização para estilos de vida saudáveis que promovam a saúde, assim como dinamizar o dia-a-dia de alguns idosos e pessoas carenciadas com acesso limitado a cuidados de saúde. Pretende-se com isto, ter um impacto positivo na comunidade intervencionada, dissolver alguma solidão sentida principalmente pelos mais idosos, bem como sensibilizar os estudantes de Medicina para esta problemática.
Nota: post antigo da atividade, sem a data correta para a futura edição!
PERIODT
Na era digital em que vivemos, é cada vez mais fácil a disseminação de mitos e fake news sobre várias doenças que representam uma ameaça à Saúde Pública. Com o objetivo de acabar com as dúvidas e romper com os mitos, surge a criação de material intelectual a ser partilhado nas redes sociais no NEM/AAC para a comunidade.
Sexo à noite
Momento de debate/mesa redonda relativo a temas aliciantes, controversos e pouco explorados da saúde sexual e reprodutiva, que possibilitem, através de testemunhos, diálogo ou palestras, enriquecer a formação médica e pessoal através do contacto com essas realidades.
Nota: post antigo da atividade, sem a data correta para a futura edição!
TRANSFORMAÇÃO
A identidade de género é uma experiência pessoal e íntima, pelo que só a própria pessoa sente e sabe como se identifica. Na atualidade, a população trans ainda sofre discriminação, preconceito e estigma, que muitas vezes lhe limitam acesso aos cuidados de saúde que tanto precisam, sejam eles, médicos, cirúrgicos ou psicológicos.
Deste modo, surge esta atividade, constituída por palestras e mesas redondas incidentes em temáticas relacionadas com saúde trans