NEM/AAC

Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra

FAQs PEDAGÓGICAS

UNIDADES CURRICULARES

Como é que sou inscrito nas turmas práticas?
Para os alunos de primeiro ano do MIM, a distribuição é feita pelos Serviços Académicos da FMUC. Já para os restantes alunos, as Comissões de Curso de cada ano apresentam uma proposta de constituição das turmas práticas, articulando a sua realização com os Serviços Académicos da FMUC.

Reprovei numa Unidade Curricular de um ano passado. Como faço para me inscrever? E no caso de uma melhoria?
Aquando da realização da matrícula no início do ano letivo, tens um número máximo de ECTS a que te podes inscrever. Tens direito a 60 ECTS de inscrição em novas Unidades Curriculares e um máximo de 24 ECTS de reinscrição (em Unidades Curriculares em que já se encontraram inscritos). Estes 24 ECTS podem ser utilizados para realização de Unidades Curriculares em que reprovaste ou para melhoria de classificações.

O que é o Ano Barreira?
O 3º e 5º ano do MIM são anos barreira, quer isto dizer que não podes inscrever-te em Unidades Curriculares de anos posteriores caso não tenhas realizado todas as Unidades Curriculares de anos anteriores. No caso dos alunos do 3º ano, é necessário concluir os 180 ECTS (correspondente ao 1º, 2º e 3º ano) para transitarem de ano curricular, enquanto que para os estudantes do 5º ano têm que estar concluídos 300 ECTS (correspondente ao 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano).

O que é a Ficha de Unidade Curricular (FUC)? Onde a posso encontrar?
A FUC define os conteúdos e regras básicas da Unidade Curricular, estando descritos o modo de funcionamento da UC, nomeadamente os métodos de avaliação, condições de obtenção de frequência e aprovação, métodos e modalidades de ensino e aprendizagem, bibliografia recomendada, entre outros. Podes encontrar esta FUC no InforEstudante nas informações gerais da UC.

Se tiveres mais alguma dúvida, contacta a Vice-Presidente Externo (vpexterno@nemaac.net).